The Fun Theory – Rolighetsteorin – Teoria do divertimento

A teoria do divertimento é baseada em mudanças de comportamento para melhor através do divertimento.

“Faça por você mesmo, pelo meio ambiente ou algo inteiramente diferente, a única coisa que interessa é que mude para a melhor”

Esta é a mensagem do site Rolighetsteorin/The Fun Theory, uma iniciativa da Volkswagen que premia com 2500 € a melhor idéia ou invento que consiga provar a Teoria. As inscrições vão até dia 15 de novembro e os 10 finalistas participam de uma festa em dezembro em Estocolmo onde o vencedor será anunciado.

Dois vídeos já estão disponíveis para visualização:

O primeiro diz:

Podemos fazer com que várias pessoas escolham a escada tornando-a divertida?

  • 66% a mais de pessoas usaram a escada em vez da escada rolante.
  • A diversão obviamente pode mudar seu comportamento para o melhor.

Já o segundo descreve a mais profunda lixeira do mundo:

Podemos fazer com que mais pessoas jogem lixo na lixeira através de algo divertido?

  • Em um dia, foram jogados 72 kg de lixo na nossa lixeira.
  • Foram 41 kilos a mais de lixo que em uma lixeira a alguns metros de distância.
  • A diversão obviamente pode mudar seu comportamento para o melhor.

As regras do Concurso:

Prove de qualquer forma que o divertimento é a forma mais simples para mudanças e melhoramentos. Para você mesmo, para o meio ambiente ou para o que você quiser. As contribuições devem ser descritas em texto e em alguma forma de visualização (seja em desenho, fotos, imagens ou filme do protótipo. Você é quem decide de que forma sua contribuição será melhor apresentada.

  • A palavra em sueco do dia é rolighet, divertimento

11 thoughts on “The Fun Theory – Rolighetsteorin – Teoria do divertimento

    • Juliana Moreira says:

      Vou nada amore!! mas gostaria bastante…o negócio é arrumar tempo e idéias!! No momento, prefiro divulgar a idéia dos outros… heehe
      xero

  1. Oi Ju!!!

    primeiro: fui conferir se tinha resposta sua pra meu comentario no post do despertencimento e surpresa que nao tem comentario meu… so agora me dei conta que eu nao devo ter colocado os tais codigos que tao sendo pedidos ai em cima e devo ter fechado a pagina direto achando que tinha entrado… tento escrever de novo depois, ja que era longo… muito longo….

    segundo: amei esse post! essa ideia!!! ai que vontade de participar, de criar alguma coisa divertida que mude comportamentos! eu fico irada todo santo dia quando vejo meus proprios amigos jogando lixo tudo junto sem reciclar… ou quando deixam agua jorrar pela torneira sem nenhum cuidado com o desperdicio…

    acho que nao vou conseguir olhar para nada agora sem ficar azucrinando minha cabeca pra achar uma ideia legal, mesmo que seja so pra eu pensar uma…

    beijocas!

    voce ta mais animada ai com a turma?

    • Juliana Moreira says:

      Oi amore!! Então, coloquei os codigos pq estava recebendo mais de 300 spams por dia. Uma loucura!!

      Eu tb adorei os vídeos e as idéias…dá vontade até de participar! 😉

      xeroca

  2. Eita, que legal!

    O vídeo da escada-piano eu conhecia, dei uma olhada nele e repassei quando ainda tinha 70 mil acessos. Em dois dias já eram mais de 1 milhão, o que mostra que, de fato, a ideia (e a estratégia publicitária, lógico) é genial.
    Agora, o da lixeira eu não tinha visto. Deveriam instalar milhares dessas por aqui…rs. 😉

    Beijoo!

    • Juliana Moreira says:

      Ari, o seminarista convidado da segunda feira nos mostrou uma lista imensa de sites/videos que usam divertidas e inusitadas formas de estimular o usuário (a comprar, usar ou mesmo se divertir com o produto). Vou preparar o post com as dicas. 😉
      xero

  3. E saiu o terceiro video, de uma “arcade machine” de coleta de garrafas.
    Iniciativa brilhante, e nao me importo de dar ibope pra marcas que, com ou sem segundas intençoes, melhoram nosso humor e mudam nossa consciencia. :)
    .-= Mariel Stupp´s last blog ..Snö =-.

  4. Oi Jú! Vim aqui conhecer teu cantinho. Eu estou participando do amigo secreto da Meiroca. Tô encantada pelo pouquinho que li da tua história. Imagino o quanto deve ser lindo este país.

    Quanto ao post, eu AMEI! E nem parece difícil. Ao contrário a idéia é muito simples. Como trazer isso pro dia a dia? Vou pensar nisso…
    Um beijo!

Comments are closed.