Analisar, planejar, organizar e construir

Queria estar com tempo para escrever mais. O blog está quase às traças, eu sei, mas vou tentar aos poucos voltar a um ritmo de postagens aceitaveis para mim. Desde que chegamos do Brasil, há exatamente uma semana, não parei um minuto sequer.

As aula começaram imediatamente e com a surpresa de pagar duas cadeiras ao mesmo tempo. 😮 Voltei com um gás incrível e estou super empolgada com os estudos. O que não anima são algumas das malas para desfazer que ainda estão ocupando uma parte da nossa salinha. :( O clima está do jeito que gosto, neve, frio e com a previsão de esfriar ainda mais nos próximos dias. :mrgreen: Ou mesmo em fevereiro, o mês mais pesado do inverno. E eu, sorrindo. 8)

Antes de escrever algo sobre o Brasil, e postar algumas fotos, preciso comentar sobre as cadeiras que estou pagando no início deste semestre na faculdade. A primeira delas chama-se IIOS (IT för individ, organisation och samhälle), ou seja, Tecnologia da Informação para o indivíduo, organização e sociedade. É uma cadeira mais teórica do que as que já paguei até agora no curso, mas com um conteúdo mais prático. Explico.

Encaro IIOS como um curso de estratégia, análise, planejamento e implementação de projetos. Durante o curso, teremos dois exerícios vitais, com foco mais aprofundado no segundo deles. O primeiro é servir de cliente, encontrar um problema real, descreve-lo e solicitar uma solução; escrever um projeto e entregar. Nosso grupo já fez tudo isso. 😀

Quem somos” :a cadeia de restaurantes fast-food sueca Max.

"Os melhores Hambúrgeres da Suécia" é o slogan do MAX. Imagem: divulgação

“Nosso” problema: as grandes filas nos horários de pico nas lojas do centro de Estocolmo. Alguns dos restaurantes Max já possuem telas nas entradas dos restaurantes nas quais você pode sozinho adiantar seu pedido e ser atendido em um caixa rápido para o pagamento e o recebimento da refeição, reduzindo assim as filas de espera.  (Uma das exigências do exercício foi a já existência de um sistema). No entanto, o que queremos é simples. Um sistema que diminua ainda mais as filas, seja mais rápido, eficientes, simples e seguro para o cliente.

A solução: bom, esta parte do projeto ficará para outro grupo. 😛 Esta é a segunda parte do exercício a qual me referi acima. A nossa equipe ficará responsável pela solução do problema de um dos outros cinco grupos que compõem nossa subdividida sala (no total somos 12 grupos de 4-5 pessoas)

Assim que souber mais detalhes da segunda fase, passo por aqui e atualizo as informações. Eu estou suuuper empolgada. 😀

Já o segundo curso chama-se DBDM (Databaser och Datamodellering), que significa Base/Banco de Dados e Modelagem de dados. Neste curso vamos aprender a planejar no papel a construção e a organização de um banco de dados (BD) para em seguida fazer com que esta informação seja “traduzida” para um banco de dados que nós mesmos iremos contruir.

Ao final desta cadeira, é esperado que o aluno possua competência para trabalhar com programas de banco de dados assim como construir  um BD bem estruturado e acessível. Eu estou adorando desenhar retângulos, losangos, círculos e fazer com que os objetos neles se relacionem, transformar essas informações em tabelas e entender como coisas do dia a dia nesta minha vida high-tech funcionam. 😀

Reprodução de uma modelagem de banco de dados do livro Databasteknik (databasteknik.se)

Por mais que seja complicado e mais difícil do que pareça, este desafio está com um gostinho muito bom.

A única coisa que desanima é que até a metade deste semestre terei duas provas. DETESTO provas! :( Mas bom, nem tudo é perfeito!

Siiiim!! Fui aprovada em todas as cadeiras do semestre passado!! 😀

  • A palavra em sueco do dia é bygga [b(uy)ga], construir

2 thoughts on “Analisar, planejar, organizar e construir

  1. Gente, boa sorte com as matérias!!!
    Sou ignorante nos dois assuntos, etao a ùnica coisa que posse escrever nesse post é que voltei a comer fast-food depois que o Max inventou o low-carb, aquele hamburguer sem pao! Eu nao gosto de pao, acho muita massa pra poco gosto, mas esse é uma diliiiicia!! rsrs De vez em quando a gente aparece por là – sem falar que em Lulea nao existe filas! rs Mas sim, o esquema de fazer o pedido e depois repetir na hora de pagar deveria agilizar o serviço, mas que nada…
    Beijos!
    .-= Mariel Stupp´s last blog ..Fui Clonada!!! =-.

Comments are closed.